quarta-feira, 29 de junho de 2011

É PRECISO ENFRENTAR A SOMBRA E A ESCURIDÃO (Breve Resumo do filme)

Faz já alguns anos que assisti A Sombra e a Escuridão. Depois que o ví a primeira vez, acho que em 1999, já voltei a reve-lo talvez umas outras três vezes. Gosto desse estilo de filme, principalmente porque baseia-se em fatos reais.
Era o ano de 1898. Na África do século XIX acontece uma disputa entre franceses, alemães e ingleses para dominarem o continente africano. Os inglêses que estavam com vantagem sobre os demais encarregam o engenheiro britânico John Petterson (Val Kilmer) para supervisão da construção de uma ponte sobre o rio Tsavo, na região do mesmo nome em Uganda.
Neste lugar, dois leões começam a atacar os operários. Os leões eram tão agressivos que os nativos deduziram que eles não eram animais e sim espíritos dos curandeiros mortos que vieram para impedir o avanço do progresso. As feras são batizadas de Sombra e Escuridão. Diante dos ataques e contando com a ajuda do caçador Remington (Michael Douglas), o engenheiro se lança numa missão desesperada para dar fim aos animais.
Num período de nove meses esses animais atipicos mataram mais ou menos 135 pessoas e deixaram muitas outras feridas.
Esse local era entre a floresta e havia esses dois terríveis animais que durante a noite saiam para matar, devorar as pessoas. Eles atacavam as casas que eram como cabanas e adentrando nessas cabanas faziam um estrago muito feio, matando as pessoas e deixando outras feridas. Muitas que eles matavam, levavam para o seu esconderijo, onde viviam. Eles viviam numa grande caverna muito adentro da floresta.
Tinham ido a este local engenheiros para construirem aquela ponte, mas voltavam com muito medo. Aqueles leões eram tidos pelos nativos como espíritos, e deixavam toda aquela sociedade em desespero.
Certo dia, o engenheiro Petterson, vindo da Inglaterra, chegou para concluir aquela ponte, mas logo nas primeiras noites após sua chegada, A Sombra e a Escuridão começaram a atacar e foi terrível o ataque, mataram alguns e deixaram outros feridos. Muitos dos nativos se foram com medo, porém o engenheiro tinha ído com um propósito, um objetivo, e decidiu ficar, lutar contra o problema e construir a ponte.
Era compreensível se ele tivesse voltado para Europa, ele tinha esposa (e ela estava grávida), tinha os amigos, tinha a família... Mas também tinha alvos, objetivos.
Preparou-se, e tendo chegado a localidade um caçador experiente que alí vivia, ele juntou-se a ele e decidiu exterminar o problema. Até que mataram o primeiro leão. Depois de dias, aquel'outro que ficou atacou o caçador e matou-o. O engenheiro ficou apavorado, triste, desmotivado. Mas havia um alvo a ser seguido, ele precisava concluir aquela obra, era a sua primeira obra, sua primeira ponte, seu sucesso dependia muito daquela construção. 
Por fim determinou no seu coração vencer o perigo, vencer o segundo leão. Pegou uma arma (espingarda), colocou um animal menor como ísca, subiu numa árvore e esperou o leão que, chegou e atacou o animalzinho e descobriu o engenheiro, quis atacá-lo também, porém ele (o engenheiro) o feriu e o matou. Concluiu a ponte, depois de ter vencido A Sombra e a Escuridão.
Assim acontece também no nosso dia-a-dia, existem "animais ferozes" que  querem nos ver parar, devorar os nossos sonhos, os nossos anseios, os nossos alvos. Precisamos nos centrar bem em Deus e na Sua Vontade, porque nas horas de crises "A Sombra e a Escuridão" nos atemoriza, rugem forte nos nossos ouvidos, começamos mesmo a ser impactados por medo, por vontade de fugir, mas se temos Alvos, e se estamos na Mão do Onipotente, venceremos toda sombra, toda escuridão.
É preciso entendermos também que Deus sempre utiliza-se de pessoas para nos ajudar, e precisamos saber discernir bem quem são esses "caçadores", esses "cireneus", porque nos ajudarão a conquistar os nossos objetivos.
Não podemos jamais desviar o foco, temos que enfrentar até o fim todas as sombras, toda escuridão, todos os obstáculos e confiar acima de tudo em Cristo Jesus, porque NEle seremos sempre mais do que vencedores (Rm 8.37).
Portanto, enfrentemos "os leões", "A Sombra e a Escuridão", porque ao nosso lado estará sempre o LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ - Jesus, e ELE nos fará trinfuar (II Co 2.14).






________
Referencia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Ghost_and_the_Darkness 




Um comentário:

Translate

Arquivo do blog