segunda-feira, 18 de abril de 2011

Uma rapida meditação sobre a família


Família
é um conjunto de pessoas que mantém um vinculo doméstico, íntimo.
É o sistema social básico, formado por Deus a partir do casamento, para constituir a sociedade.
→ É a célula mater da sociedade

• Instituição Divina (Gn 2.18-25).
• Igreja e Governo (outras instituições Divinas)
• Primeiro veio a família.

DEUS CRIOU A FAMILIA COM PROPÓSITOS:
1. Homem – Honrar a Deus, Glorificar a Deus através do Domínio sobre os demais animais, comando, direção, criação.
2. Mulher - Adjuntora, ajudadora, companheira etc.

- O casamento tem três propósitos:
1. Recreação
2. Procriação
3. Companheirismo.

O homem e a mulher tem aspectos iguais, diante de Deus existe a questão da igualdade, mas em relação ao comando, a direção – o homem é o cabeça da mulher.

Aqui começa o problema mais atual na família:
1. O homem é o cabeça – deve amar a mulher
2. A mulher é a adjuntora – deve honrar, ser obediente.
- Deus disse: ...o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominara (Gn 1.16).

Surge aqui as maiores dificuldades atuais entre os cônjuges:
Satanás sabe onde reside as fraquezas.

1. O homem é um ser racional.
2. A mulher não aceita o domínio.
O adversário começa a entrar nessa área para atrapalhar a harmonia na vida dos casais.

As armas que demônio tem usado:

• A mídia
- Os filmes
- As novelas
- Os programas de auditórios

• O movimento feminista
- No mundo inteiro e nas Igrejas.
- A mulher querendo inverter os papeis.

OS FILHOS SÃO BENCÃOS DO SENHOR(HERANÇA)(Sl 127.3):
Queremos que os nossos filhos sejam realmente bênçãos?
• Ensina a criança no caminho em que deve andar, porque quando crescer não se desviará dele (Pv 22.6) Educa, Treina.
Como estamos ensinando?
Como estamos educando?
Como estamos treinando?
• O que desejamos que os nossos filhos sejam?
- Médicos Jogador de futebol
- Advogados Top model
- Engenheiros... Atriz

Porque não?
- Pastores
- Evangelistas
- Missionários (as)
- Cantores (as)

Por que não vemos mais o céu, a obra, as almas?

Será que Deus está me aprovando?

Estou perdendo o meu tempo na Igreja?

A IGREJA É TAMBEM APRESENTADA COMO A FAMÍLIA DE DEUS

Como estou me portando para com os meus irmãos?
- Com indiferença?
- Com prepotência?
- Com arrogância?
- Com disputa?

COMO ERA A FAMILIA PRIMITIVA?
• Perseveravam na doutrina
• Na comunhão (koinonia)
• No partir do pão
• Nas orações
• Havia temor
• Havia muitas maravilhas
PORQUE NÃO SENTIMOS MAIS COMO ANTES?
DEUS MUDOU?

sexta-feira, 15 de abril de 2011

A IGREJA É MAIOR DO QUE VOCÊ PENSA
































(Simples Resumo)


            Desde a Eternidade Deus escolheu a Igreja para ser companheira de Seu Filho Unigênito. Na Sua revelação ao homem, Ele deu-lhe a oportunidade de partilharem desse direito através da aceitação da morte vicária de Jesus Cristo. Visto quando Deus ter criado os seres humanos deu-lhes decisão de escolha: obedecer-Lhe ou rejeitar-Lhe.
O primeiro homem decidiu desobedecer e o pecado entrou no mundo, mas Deus que é Onisciente já dantes fizera uma plano em que ao homem era-lhe dado o direito de serem perdoados e restaurados, e assim sendo, virem a ser parte integrante da Igreja, que é a Noiva de Jesus Cristo.
E como muitos estão dispersos, Jesus nos ordena a que Pregando as Boas Novas de Salvação, sejam libertos das garras do Enganador, passando assim das trevas para a LUZ.
O homem (humanidade) estava sentenciado a morte, e só através de Jesus pela Sua Morte e Ressurreição os homens se libertariam (são libertos) da sentença, mas para isso é necessário que estes homens conheçam a SALVAÇÃO que há em Cristo Jesus.
O Senhor Jesus incumbiu a Igreja a tarefa de Anunciar essa Salvação. A principio escolheu os apóstolos (12), e depois escolheu discípulos (70), e depois ordenou a Grande Comissão (através da Igreja) que o Evangelho do Reino fosse propagado a todo o mundo, para testemunha a todas as gentes, e então o fim chegaria, a consumação da história da humanidade. Salvação para aqueles que aceitaram o Plano salvífico e condenação para aqueles que rejeitaram, sentença e execução de morte (eterna) para que não aceitou a Jesus Cristo. 
Essa Missão é feita através de uma interligação tripartite entre: Igrejas, Academias, Agências Missionárias. E esse é um modelo Bíblico. Porém as três partes se subdividiram e a consumação da Obra da Grande Comissão não fora ainda executada.
Durante séculos depois da fundação terrena da Igreja (no período pós-apostólico e no período apostólico a lentidão dos primeiros discípulos em compreender a mensagem das Escrituras levou ao fracasso da Igreja Primitiva em compreender seu papel), a Igreja perdera essa tripartite e a Missão sucumbiu por anos seguidos. Ainda que, o fio de Missões passou por todas as gerações, de uma forma algumas vezes deformada, mas passou. A missão Celta à Europa, A Evangelização Nestoriana da Ásia, os missionários católicos romanos e os morávios (esta teve um grande avivamento pelo Espírito Santo e os frutos foram imensuráveis) devem está presentes nesta menção da missão da Evangelização, ainda que como já citamos algumas foram deformadas, a exemplo dos missionários católicos, que se dispuseram mais por interesses de Roma.
A Igreja Reformada (os reformadores) mesmo tendo interesses pelos não evangelizados, foram desapercebidos em relação a Grande Comissão.
William Carey, foi o instrumento de Deus para retomar a postura missionária, e para  na sua visão promover, juntamente com as Igrejas a Primeira Agência Missionária com vistas a Salvação dos perdidos do mundo. Esse trabalho de Carey fora uma grande obra de Deus no mundo, ele é considerado o pai das missões modernas. Depois de Carey muitas outras agencias missionárias foram criadas e Deus tem sido conhecido através destas missões. O trabalho fora glorioso, muitos frutos alcançados, mas ainda faltava muito, principalmente despertamento de muitos lideres.
As catástrofes do mundo também foram importantes para o desenvolvimento do Evangelismo entre nações no mundo. Muitas nações que eram simplesmente proibidas a propagação do Evangelho de Cristo, através da fome, guerra etc, fora concedido o direito a cristãos adentrarem e assim tornar Cristo conhecidos entre eles.
A oração fora sem dúvida uma arma poderosa para derrubar barreiras de impedimentos, como o comunismo.
O século XIX e XX foi de muita importância para a propagação do Evangelho. Deus na Sua multiforme graça despertou homens para a busca do Espírito Santo que é quem chama e envia missionários. A Presença do Espírito Santo fora de total Relevância para a retomada da visão Missionária destes séculos. Sem o Espírito Santo não há Missões de Deus.
O século XXI é a grande oportunidade de a Igreja cumprir com a tarefa de Evangelização. Porém é necessário haver uma retomada das estruturas, sem elas poderemos novamente falharmos para o cumprimento da Evangelização total na nossa contemporaneidade.
O Espírito Santo é o responsável pelo chamamento e pelo despertar da liderança da Igreja. E a estrutura tripartite precisa-se ser retomada, e é o que já está acontecendo. A Igreja precisa reconhecer o seu lugar, bem como as Academias (Seminários) precisam reconhecer a sua posição diante da Missão e as Agências de igual forma se enquadrar no seu devido lugar e juntas, num só propósito, enviar os missionários para a Maior tarefa de todos os tempos: cumprir na nossa época o IDE de Jesus.
Precisamos estar dispostos ao desafio étnico através de traduções das Escrituras, através de programas de rádios nas suas próprias línguas, através de uma disponibilidade de implantações de igrejas em diversos grupos étnicos.
            Precisamos também percebermos a necessidade urbana de Evangelização. Os mais pobres precisam de ouvir a Palavra de Deus. Ministérios nessa área é de suma importância. O social também faz parte da missão, também faz parte do IDE. As doenças infecciosas estão cada vez mais se alastrando e ao invés de ficarmos de braços cruzados precisamos agir, implantar o Reino de Deus também nesses lugares e arrancar vidas para o Senhorio de Jesus Cristo e salvação de suas próprias vidas.
O livro de JOHNSTONE é indubitavelmente uma grande parcela no que concerne a Missões e ao despertamento missionário.
Missões está no Coração de Deus e precisa está no coração de cada crente em particular, bem como ser o Centro das atenções na Igreja, nos Seminários e nas Agências Missionárias.
Precisamos despertarmos a cada dia e cada vez mais para o cumprimento da Evangelização total nos dias hodiernos e precisamos do ESPÍRITO SANTO para o despertamento, como também para o chamamento e envio dos missionários. Precisamos de Estratégias e Métodos para essa grande tarefa.


Misael Gomes
¡El menor de los siervos!









_______________________________

Referências:


JOHNSTONE, Patrick. A Igreja é maior do que você pensa.

Imagem: Google

terça-feira, 5 de abril de 2011

Altos e Baixos

A caminhada é longa,
Cheia de surpresas,
Um dia estamos no alto do monte,
Outros dias estamos em pleno vale.
São caminhos complexos,
Becos sem saídas,
As vezes precisamos recuar,
Tentar encontrar a saída certa,
Virar a esquina necessária,
Porque vez por outra nos encontramos no labirinto.
Outras vezes precisamos trilhar nos trilhos,
Aprumar os passos,
Andar com cuidado.
Procuramos atalhos.
Quando encontramos o verdadeiro Caminho,
Ficamos seguros,
Não tememos apuros,
Ainda que não entendamos tudo,
ELE vai nos conduzindo pela vereda da Justiça por amor ao Seu Nome.

Translate

Arquivo do blog