O PROTESTANTISMO NO BRASIL: UMA RÁPIDA VISÃO

Resultado de imagem para gráfico do protestantismo no brasil 2016


O PROTESTANTISMO NO BRASIL: UMA RÁPIDA VISÃO[1]



Misael Gomes da Silva[2]


O Protestantismo no Brasil chegou logo nos primeiros anos do descobrimento. Nosso objetivo com essa rápida visão no que concerne ao advento desse movimento no Brasil é identificar pontos relevantes da influência do Protestantismo nos países colonizados pelos protestantes fazendo uma brevíssima analogia com a nossa colonização, bem como verificar a influência do Protestantismo no Brasil e suas implicações para a vida cotidiana nos dias de hoje.
O Protestantismo no Brasil teve início quase tão logo fora descoberto. No entanto, seu aspecto de influência não foi tão forte quanto o foi nos países colonizados pelos protestantes. Diga-se de passagem que, todos os países (ou a maioria) que foram colonizados pelos protestantes são países que despontam nas maiores potencias econômicas e sociais do mundo. Aqui poderíamos citar: Estados Unidos da América; Canadá; Austrália entre outros.
Na verdade o Brasil foi colonizado pelos católicos e daí a influência católica no País foi de fato muito mais forte do que a exercida pela teologia reformada. Assim sendo, tivemos a pretensão de iniciarmos uma breve menção concernente a como essa teologia influenciou o Brasil e como continua a influir e quais as contribuições que trouxe para a nação e quais os pontos negativos que advieram com a propagação do Protestantismo. É de fato importante conhecermos como se desenvolveu a influição protestante em todos os meios e instituições nacional. Como adentrou aos recantos mais importantes da nação e como vem mudando o conceito do divino em todos os aspectos da vida, quer social, quer espiritual.

A teologia protestante não são apenas compêndios teológicos, mas é uma razão de viver e essa razão é abrangente em todas as áreas do ser, daí é um influxo no modus vivend do indivíduo que abrange todo o meio em que vive e transferi esse mesmo modus viviend a todos os setores de vida e, claro, a todas as vidas, de uma forma ou de outra. Dessa forma, a teologia protestante adentrou em todos os âmbitos do País e fez diferença e faz diferença no pensamento sócio-econômico-cultural-espiritual do brasileiro.

Portanto, é esse o nosso objeto vislumbre de estudo. Quais foram as contribuições e quais foram os pontos negativos da teologia reformada em propagação em todos os recantos do Brasil. Em que contribui para o pensamento da nação?


Protestantismo no Brasil


Há muito o Protestantismo no Brasil fora tido como algo nocivo à sociedade, homens pautados na Reforma Teológica foram tidos como pessoas impróprias para o convívio em sociedade, no entanto, ao passar dos anos o que era um mal, tornou-se status social para alguns, de maneira que hoje é algo plenamente aceito em todos os meios e até mesmo considerado como sinônimo de equidade por algumas pessoas, mesmo que seja preterido por outros. Por quê? O que houve com o Protestantismo no Brasil? Quais os benefícios ou prejuízos que trouxeram para a nação a propaganda da doutrina de Lutero, de Calvino, enfim, dos reformados para os brasileiros.
E é exatamente isso que nos faz perquirir a querer saber mais a respeito do que foi e é, o influxo do Protestantismo no Brasil, do descobrimento aos nossos dias e em especial nos dias hodiernos.
O conhecimento nunca prejudicou ninguém, antes a ignorância é de fato uma causadora de grandes problemas para o ser humano. Quando olharmos para trás (no sentido cronológico) e em volta de nós (atualidade), perceberemos o quanto mudou, o quanto evoluiu o pensamento teológico-social no Brasil e como será importante, analisando os fatos das mudanças socio-economico-cultural, verificarmos o quanto trouxe o protestantismo de positivo ou negativo, de benefícios ou prejuízos para um novo olhar do povo brasileiro.
Sem dúvidas teremos o que falar, o que responder, sem pré-julgamentos a respeito do que foi e é o Protestantismo brasileiro. Como contribuiu para o sócio-cultural, para o socioeconômico, e como afetou até mesmo a linguagem do brasileiro.
Teremos mais reverencia quando criticarmos, teremos mais interesse quando o assunto for abordado, porque no mais, perceberemos que somos e estamos, muito mais protestantes nos nossos atos, nas nossas palavras, nos nossos convívios, do que jamais imaginamos.
O Protestantismo no Brasil cresceu talvez mais do que em muitos países protestantes, haja vista o Brasil ter atualmente o maior número de pentecostais do mundo, mesmo sendo ainda o maior país católico do mundo.
Tendo procedido de uma família protestante, verificamos talvez mais de perto a evolução da teologia reformada no Brasil. Hoje são muitas denominações Evangélicas e isso tendo mudado o comportamento dos brasileiros na atualidade. Assim sendo, veio-nos o desejo de averiguar mesmo que brevemente, essas mudanças, bem como os fatores positivos ou negativos, o pensamento do homem brasileiro da atualidade frente às questões de cunho teológico, os setores envolvidos pelas igrejas protestantes, a política relacionada aos Evangélicos e o que tudo isso tem trazido de bom ou de ruim para o povo brasileiro.
O protestantismo no Brasil tem seu inicio já nos primeiros anos da nossa história e bem poucos sabem disso. No final do ano de 1555 instalou-se um grupo de franceses calvinistas já na Baia da Guanabara. Os holandeses também adentraram o Brasil (1630-1654) trazendo a fé Protestante e também tivemos o Conde João Mauricio de Nassau-Siegen como governante do Brasil holandês e que era Reformado.
Em 1808 a família real veio estabelecer-se definitivamente no Brasil e em 1810, Portugal e Inglaterra fizeram um Tratado de Comercio e Navegação e através desse Tratado pela primeira vez, concedeu-se liberdade religiosa aos imigrantes protestantes. Assim sendo, vieram muitos da Europa Reformada, franceses, suíços e alemães, além do que em 1827 foi fundada a comunidade Protestante Alemã-Francesa, que congregava Luteranos e Calvinistas. Surgiu também o inglês Robert Reid Kalley que fundou o Congregacionalismo (1855) e Ashbel Green Simonton, vindo da Pensilvânia, que fundou o Presbiterianismo (1859), contribuindo assim com a Educação Religiosa no Brasil, bem como as questões de ordem social. Em 1860 começaram a chegar os batistas, e eles em 1898 fundaram o Primeiro Colégio Batista e prosseguiram com sua influência e fundaram outros colégios, jornais, universidades, hospitais etc., daqui a educação brasileira começou a sofrer influência, porque além do trabalho evangelístico essas instituições também construíram escolas e seminários evangélicos, como supracitado. Também vieram os Pentecostais Daniel Berg e Gunnar Vingren (vindos dos Estados Unidos em1910), que fundaram o que seria hoje a maior Igreja Pentecostal do mundo (Assembléia de Deus) e assim o Protestantismo influiu e vem influenciando todas as camadas da sociedade, em todos os aspectos.


Considerações Finais


              O protestantismo avança cada vez mais, e claro, adaptando-se ao convívio social, atualmente muitos o chamam de Gospel, de Evangélicos e, o que nos primórdios era um estigma para quem professasse a fé protestante, hoje é até mesmo motivo de destaque, faz parte da mídia, e até mesmo de um moderno movimento de prática entre as várias camadas da sociedade brasileira.
            Hoje verificamos em todos os recantos e todas os setores sociais, políticos, econômicos, um quinhão considerado de cristãos “evangélicos” (protestantes), sejam esses Juízes, Desembargadores, Advogados, Promotores, Defensores Públicos, Médicos de todas as especialidades, Empresários de todos os empreendimentos, Artistas, Atores, Atrizes, Cantores, Filósofos, Sociólogos, Antropólogos, Politicólogos, Políticos (Senadores, Deputados Federais, Estaduais, Prefeitos, Vereadores...), Administradores, Professores (De todos os níveis), Psicólogos, enfim, todas as categorias profissionais. O que antes era tido por um povo “sem cultura”, hoje cai por terra essa infâmia e vemos cada dia e cada vez mais pessoas influentes em todos os níveis sociais, intelectuais, empresariais etc., o Brasil é um país também protestante.    
Portanto, retornando um pouco as nossas origens, veremos que somos uma nação com muitos aspectos sociais derivados do Protestantismo e que ele está hoje ainda mais forte do que antes influenciando no nosso dia-a-dia.






REFERÊNCIAS

ARMSTRONG, Hayward.(1992). Bases da educação cristã. Rio de Janeiro: JUERP.
CAIRNS, Earle E. (1995) O Cristianismo através dos séculos. 2 ed.  São Paulo: Vida Nova.
CARVALHO, Antonio Vieira de. (2000). Teologia da Educação Cristã. São Paulo: Eclesia.
GAGLJARDI Jr, Ângelo. (1997). Educação Religiosa Relevante. 3 ed. Rio de Janeiro: Vinde.
PILETTI, Nelson, PILETTI, Claudino. História da Educação. Ed. Ática: São Paulo, 1990.






[1] Essa temática merece uma observação mais acurada, mais pesquisada, que claro, dará uma tese.
[2] Teólogo, Cientista Social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog