O PROTESTANTISMO NO BRASIL: UMA RÁPIDA VISÃO[1]
Misael Gomes da Silva[2]
O Protestantismo no Brasil chegou logo nos primeiros anos do
descobrimento. Nosso objetivo com essa rápida visão no que concerne ao advento
desse movimento no Brasil é identificar
pontos relevantes da influência do Protestantismo nos países colonizados pelos
protestantes fazendo uma brevíssima analogia com a nossa colonização, bem como
verificar a influência do Protestantismo no Brasil e suas implicações para a
vida cotidiana nos dias de hoje.
O Protestantismo no Brasil
teve início quase tão logo fora descoberto. No entanto, seu aspecto de
influência não foi tão forte quanto o foi nos países colonizados pelos
protestantes. Diga-se de
passagem que, todos os países (ou a maioria) que foram colonizados pelos
protestantes são países que despontam nas maiores potencias econômicas e
sociais do mundo. Aqui poderíamos citar: Estados Unidos da América; Canadá; Austrália
entre outros.
Na verdade o Brasil foi colonizado pelos católicos e daí a influência
católica no País foi de fato muito mais forte do que a exercida pela teologia
reformada. Assim sendo, tivemos a pretensão
de iniciarmos uma breve menção concernente a como essa teologia
influenciou o Brasil e como continua a influir e quais as contribuições que
trouxe para a nação e quais os pontos negativos que advieram com a propagação
do Protestantismo. É de fato importante conhecermos como se desenvolveu a
influição protestante em todos os meios e instituições nacional. Como adentrou
aos recantos mais importantes da nação e como vem mudando o conceito do divino
em todos os aspectos da vida, quer social, quer espiritual.
A teologia protestante não são apenas compêndios
teológicos, mas é uma razão de viver e essa razão é abrangente em todas as
áreas do ser, daí é um influxo no modus
vivend do indivíduo que abrange todo o meio em que vive e transferi esse
mesmo modus viviend a todos os
setores de vida e, claro, a todas as vidas, de uma forma ou de outra. Dessa
forma, a teologia protestante adentrou em todos os âmbitos do País e fez
diferença e faz diferença no pensamento sócio-econômico-cultural-espiritual do
brasileiro.
Portanto, é esse o nosso objeto vislumbre de estudo. Quais foram as
contribuições e quais foram os pontos negativos da teologia reformada em
propagação em todos os recantos do Brasil. Em que contribui para o pensamento
da nação?
Protestantismo
no Brasil
Há muito o Protestantismo no Brasil fora
tido como algo nocivo à sociedade, homens pautados na Reforma Teológica foram
tidos como pessoas impróprias para o convívio em sociedade, no entanto, ao passar
dos anos o que era um mal, tornou-se status social para alguns, de maneira que
hoje é algo plenamente aceito em todos os meios e até mesmo considerado como
sinônimo de equidade por algumas pessoas, mesmo que seja preterido por outros.
Por quê? O que houve com o Protestantismo no Brasil? Quais os benefícios ou
prejuízos que trouxeram para a nação a propaganda da doutrina de Lutero, de
Calvino, enfim, dos reformados para os brasileiros.
E é exatamente isso que
nos faz perquirir a querer saber mais a respeito do que foi e é, o influxo do
Protestantismo no Brasil, do descobrimento aos nossos dias e em especial nos
dias hodiernos.
O conhecimento nunca prejudicou ninguém, antes a ignorância é de fato uma
causadora de grandes problemas para o ser humano. Quando olharmos para trás (no
sentido cronológico) e em volta de nós (atualidade), perceberemos o quanto
mudou, o quanto evoluiu o pensamento teológico-social no Brasil e como será
importante, analisando os fatos das mudanças socio-economico-cultural,
verificarmos o quanto trouxe o protestantismo de positivo ou negativo, de
benefícios ou prejuízos para um novo olhar do povo brasileiro.
Sem dúvidas teremos o que falar, o que responder, sem pré-julgamentos a
respeito do que foi e é o Protestantismo brasileiro. Como contribuiu para o
sócio-cultural, para o socioeconômico, e como afetou até mesmo a linguagem do
brasileiro.
Teremos mais reverencia quando criticarmos, teremos mais interesse quando
o assunto for abordado, porque no mais, perceberemos que somos e estamos, muito
mais protestantes nos nossos atos, nas nossas palavras, nos nossos convívios,
do que jamais imaginamos.
O Protestantismo no Brasil cresceu talvez mais do que em muitos países
protestantes, haja vista o Brasil ter atualmente o maior número de pentecostais
do mundo, mesmo sendo ainda o maior país católico do mundo.
Tendo procedido de uma família protestante, verificamos talvez mais de
perto a evolução da teologia reformada no Brasil. Hoje são muitas denominações
Evangélicas e isso tendo mudado o comportamento dos brasileiros na atualidade.
Assim sendo, veio-nos o desejo de averiguar mesmo que brevemente, essas
mudanças, bem como os fatores positivos ou negativos, o pensamento do homem
brasileiro da atualidade frente às questões de cunho teológico, os setores
envolvidos pelas igrejas protestantes, a política relacionada aos Evangélicos e
o que tudo isso tem trazido de bom ou de ruim para o povo brasileiro.
O protestantismo no Brasil tem seu inicio já nos primeiros anos da nossa
história e bem poucos sabem disso. No final do ano de 1555 instalou-se um grupo
de franceses calvinistas já na Baia da Guanabara. Os holandeses também
adentraram o Brasil (1630-1654) trazendo a fé Protestante e também tivemos o
Conde João Mauricio de Nassau-Siegen como governante do Brasil holandês e que
era Reformado.
Em 1808 a
família real veio estabelecer-se definitivamente no Brasil e em 1810, Portugal
e Inglaterra fizeram um Tratado de Comercio e Navegação e através desse Tratado
pela primeira vez, concedeu-se liberdade religiosa aos imigrantes protestantes.
Assim sendo, vieram muitos da Europa Reformada, franceses, suíços e alemães,
além do que em 1827 foi fundada a comunidade Protestante Alemã-Francesa, que
congregava Luteranos e Calvinistas. Surgiu também o inglês Robert Reid Kalley
que fundou o Congregacionalismo (1855) e Ashbel Green Simonton, vindo da
Pensilvânia, que fundou o Presbiterianismo (1859), contribuindo assim com a
Educação Religiosa no Brasil, bem como as questões de ordem social. Em 1860
começaram a chegar os batistas, e eles em 1898 fundaram o Primeiro Colégio
Batista e prosseguiram com sua influência e fundaram outros colégios, jornais,
universidades, hospitais etc., daqui a educação brasileira começou a sofrer
influência, porque além do trabalho evangelístico essas instituições também
construíram escolas e seminários evangélicos, como supracitado. Também vieram
os Pentecostais Daniel Berg e Gunnar Vingren (vindos dos Estados Unidos
em1910), que fundaram o que seria hoje a maior Igreja Pentecostal do mundo
(Assembléia de Deus) e assim o Protestantismo influiu e vem influenciando todas
as camadas da sociedade, em todos os aspectos.
Considerações Finais
O protestantismo avança cada vez mais, e
claro, adaptando-se ao convívio social, atualmente muitos o chamam de Gospel,
de Evangélicos e, o que nos primórdios era um estigma para quem professasse a fé
protestante, hoje é até mesmo motivo de destaque, faz parte da mídia, e até
mesmo de um moderno movimento de prática entre as várias camadas da sociedade
brasileira.
Hoje verificamos em todos os
recantos e todas os setores sociais, políticos, econômicos, um quinhão considerado
de cristãos “evangélicos” (protestantes), sejam esses Juízes, Desembargadores,
Advogados, Promotores, Defensores Públicos, Médicos de todas as especialidades,
Empresários de todos os empreendimentos, Artistas, Atores, Atrizes, Cantores, Filósofos,
Sociólogos, Antropólogos, Politicólogos, Políticos (Senadores, Deputados
Federais, Estaduais, Prefeitos, Vereadores...), Administradores, Professores (De
todos os níveis), Psicólogos, enfim, todas as categorias profissionais. O que
antes era tido por um povo “sem cultura”, hoje cai por terra essa infâmia e
vemos cada dia e cada vez mais pessoas influentes em todos os níveis sociais,
intelectuais, empresariais etc., o Brasil é um país também protestante.
Portanto, retornando um pouco as nossas origens, veremos que somos uma nação
com muitos aspectos sociais derivados do Protestantismo e que ele está hoje
ainda mais forte do que antes influenciando no nosso dia-a-dia.
REFERÊNCIAS
ARMSTRONG,
Hayward.(1992). Bases da educação cristã. Rio de Janeiro: JUERP.
CAIRNS, Earle E.
(1995) O Cristianismo através dos séculos. 2 ed. São Paulo: Vida Nova.
CARVALHO,
Antonio Vieira de. (2000). Teologia da Educação Cristã. São Paulo:
Eclesia.
GAGLJARDI Jr,
Ângelo. (1997). Educação Religiosa Relevante. 3 ed. Rio de Janeiro:
Vinde.
PILETTI, Nelson,
PILETTI, Claudino. História da Educação.
Ed. Ática: São Paulo, 1990.
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