quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A criticidade do cristão


Resultado de imagem para pensador frases inteligentes

O cristão deve ser um pensador, deve ter a capacidade de perscrutar os ditames do mundo, sejam estes: Da Política, da Sociedade, do Homem em si, bem como da (s) Religião (ões).
A incapacidade do homem (mulher) de analisar criticamente faz do ser humano uma marionete das classes dominantes, sejam essas classes oriundas de quaisquer meios que estejam no domínio.
O Cristo não se fez de fantoche, antes, contra tudo e todos que dominavam de forma incongruente, inconsequente, ilegalmente (“ainda que legalizados”), Ele se fez de revolucionário, de alguém que a despeito do desgoverno político e moral, propagou com intrepidez a moralidade, a renúncia ao egocentrismo, a VERDADE contra o desvario de homens que se diziam representantes de Deus com suas lisonjas e falseamentos do que era a Verdade.
 Ser cristão não é conceber “verdades enlatadas”, é avaliar como os bereanos, buscar na Fonte (na Palavra de Deus), averiguar pelo exemplo dos que falam, se suas praticas condizem com seus dizeres.
Ser de Cristo é seguir Seu Paradigma, viver o que fala e falar o que vive.
A capacidade de pensar, de refletir, de analisar, de penetrar no profundo, de ter criticidade lógica, de não ser levado por ventos de doutrinas que não está implícito e nem explicito nos ensinamentos de Jesus, não o deixa cético, não o deixa leviano, nem o deixa desprezível, antes o deixa inteligível quanto ao verdadeiro cristianismo (do amor ao próximo, do amar até quem se faz inimigo), quanto a verdadeira função do ser pertencente a Cristo, do não acordar com legalismos e nem radicalismos teológicos (para não dizer de usos e costumes), e nem tão pouco para ver o mundo como algo wonderful, sem ter a capacidade critica de pensar no bem-estar de todos e lutar por isso.
Portanto, que sejamos cristãos bereanos, capazes de analisar logoi (palavras) e práxis (práticas), sejam de ordens políticas e eclesiásticas, e seguir na direção de Cristo, seguir na direção do AMOR.


____________
Imagem do Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog