terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Entre a fé e a razão

Resultado de imagem para entre a fé e a razão


O iluminismo trouxe ao mundo a idéia de sair das trevas da ignorância para a clareza da filosofia. Trouxe a idéia de liberdade das amarras dos dogmas, do teocentrísmo para o mergulho na introspecção dando ao ser a ação de agir para além das amarras, levando ao humanismo, numa ação de destronar o Ser Divino do Centro, colocando o homem com suas “descobertas” filosóficas e cientificas.
Ah! O homem, um ser inteligente, dotado de um saber capaz de perscrutar átomos, células, micro-células... O homem, um ser capaz de entender as variadas linguagens, sejam essas faladas, pintadas, gesticuladas, sentidas...
O ser humano foi além, foi à lua... conseguiu entrar a partir das maquinas criadas em Marte, no espaço...
O homem querendo entender sua origem criou teorias, e alguns ateus, são crédulos da evolução a partir de uma de uma hipótese de um átomo primordial, em que toda a matéria nele estava concentrada e que esquentando infinitamente houve a grande explosão, a partir da qual deram origem as particulares elementares... e daí vêm surgindo a evolução das espécies.
A razão fica tão enfraquecida que é preciso fé para se crer em tudo supra, mesmo porque todas as hipóteses, são hipóteses... teorias que jamais foram e serão provadas. Os ateus terminam por terem uma fé extraordinária numa teoria absolutamente incompreendida e impossível de ser comprovada.
O teísta sabe que há uma Causa Primeira... Não um átomo primordial, mas Um Ser Infinito, que explica o finito, Um Ser Metafísico que explica o físico, Um Ser Criador que explica a criação.
Não é apenas razão, ultrapassa os liames da razão e vai para além do natural e se encontra no Sobrenatural.
Não é questão apenas de ouvi dizer, mas de manter o contato espiritual entre o terrenal e o Divinal... Não é ouvir o nada, mas escutar a Voz Inefável de Quem está no fim e no princípio.  É muito além do que uma simples teoria, mas é a Vida, é a Verdade que se manifesta... é a fé que escuta o inaudível, vê o invisível, diz o indizível...
A fé é um dom recebido de graça... e pela graça mantêm-se uma vida de fé... Uma fé que nos dá acesso aos segredos mais profundos...
Eu sei... Quem não acredita por racionalizar não consegue entender... Mas quem já sentiu, quem já ouviu, quem têm o Ser Eterno e Divino habitando no que crer, sabe o quanto é inexplicável o Seu Amor, a Sua Paz.
Entre a fé a razão... há o Deus Altíssimo que caminha conosco... que mesmo Metafísico está Imanente no ser de quem crer... Basta racionalizar no Universo harmônico, e no tudo o mais criado... Sem dúvidas há O SER ETERNO que Rege tudo.

ELE habita em mim.


____________________
Imagem do Google

Um comentário:

  1. "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Hebreus 11:3 fico com a fé...

    ResponderExcluir

Translate

Arquivo do blog