quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O finito frente ao Infinito



A vida humana é infinita, mesmo na finitude do tempo precisamos compreender que há uma vida para além dessa terrenal. Se o finito não consegue perceber o infinito sua ansiedade aumenta, sua finitude aumenta, seus limites o deixam deprimido.

Há a infinitude para descobrirmos. Não precisa pressa. O tempo passa tão rápido e de repente nos deparamos com o desconhecido. O fato de ser desconhecido não implica que não tenhamos compreensão deste, na realidade há pessoas que já conheceram e conhecem, é algo muito de foro íntimo, incongruente demais para o palpável, visível, materializado.

Já vi, percebi, senti por diversas vezes a finitude. Já conheci o rosto do fim. Algumas vezes fui até o limite do fim, até perder os sentidos da matéria. É algo frio, solitário, estranho... mas, para além dessa passagem há o infinito. Já estive no liame do finito com o infinito, mas o Infinito ainda me quer no finito.

Quando percebemos que o tempo é algo pequeno, limitado, entendemos que precisamos vivê-lo de tal maneira que possamos entender suas limitações, e nossas próprias limitações no tempo. Porque imaginar que não vamos envelhecer? Que seremos sempre o mesmo da juventude? Porque será que pessoas se sentem insubstituíveis, se o tempo se encarrega das mudanças. É necessário tato, conhecimento do real, para não ser pegos na ingenuidade da finitude.

Quando entendemos o Infinito nos dirigimos à Ele. Vivemos a Sua Sombra, esperando que a transformação do fim em perpetuidade aconteça. E isso que é mortal se revista da Imortalidade, e isso que é corruptível se revista da incorruptibilidade (I Co 15).

Enquanto aqui estivermos, devemos cultivar o Amor, a Paz, a Alegria, a Bondade, a Longanimidade, a Benignidade, a Fidelidade, a Mansidão, a Temperança, a Misericórdia, a Graça, a Concordia... laços que nos liguem a Infinitude, que nos desprenda do finito, porque o finito é rápido demais para estarmos com conflitos com outrem e conosco.

Alguns passaram taxativamente pelo finito e findarão aqui, outros entraram no Infinito sem que haja necessidade de tombar, de cair, de entrar no corruptível de forma absoluta. Alguns serão transladado, num abrir e fechar de olhos mediante ao tocar da trombeta do arcanjo.

Alguns finitos nunca vão entender isso, outros aguardam o Grande Dia da Redenção.

Maranata.


Misael Gomes

________________

Imagem do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog