quarta-feira, 15 de junho de 2011

A AMIZADE

Resultado de imagem para amizade
"A amizade é uma coisa que não deve ser desprezada e nem tão pouco recusada".
Essa frase foi de uma pessoa que estudava comigo quando fazia a 7ª Série (em mil novecentos e antigamente). Jamais esqueci dessa frase.
Ser amigo é ser defensor, é ser ajudador. É ser alguém que defende, que protege, e que nas horas necessárias também corrige, aponta as falhas, querendo ver a correção das mesmas.
Ser amigo é sentir a dor do outro, é não julgar precipitadamente, é ouvir o outro.
Ser amigo é não permitir sentimentos de disputas, de invejas, mas acima de tudo é somar nas conquistas, é desejar a prosperidade do outro.
Ser amigo é correr riscos, mas livrar o outro do perigo.
Não se pode desprezar uma amizade, jamais recusar... e podemos ter "um milhão de amigos", mas jamais esquecer que "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo (s) mais chegado do que um irmão" (Pv 18.24).
Quem não lembra de Jonatas e Davi, mesmo correndo riscos, Jonatas ajudou a Davi, mesmo contrariando a vontade do rei Saul, que era seu pai (de Jonatas).
O verdadeiro amigo é aquele que se dispõe a contribuir para as conquistas. É aquele que ajuda a levantar os troféus, é aquele que mesmo estando na arquibancada, corre ao lado do amigo, com seus "gritos" de incentivos: "Vai lá...Só mais um pouco...Você vai conseguir...Está próximo a linha de chegada...Não desanime... Não olhe para trás... Valeu, valeu, você é vencedor...", e dá o brado de vitória como se fosse ele mesmo que conquistara. E afinal, não foi? Quando um amigo vence, ele vence também pelo amigo, e a vitória é de ambos.
Mas o mais difícil não são esses momentos, a maior dificuldade é encontrar os amigos nas dificuldades:
Quando na carreira o amigo é último colocado,
Quando o amigo é reprovado,
Quando o amigo é preterido por todos,
Quando o amigo está sem recursos,
Quando o amigo cambaleia no caminho...
Mas, o verdadeiro amigo está ao lado em todo o momento. "Em todo o tempo ama o amigo e na angustia nasce o irmão" (Pv 17.17).
O verdadeiro amigo é aquele que faz a diferença entre os "um milhão de amigos".
O Maior dos Amigos, nos deu o exemplo da amizade: "Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" (Jo 15.15). "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos" (Jo 15.13).
E o sinal maior de ser amigo de Jesus, era fazer o que Ele mandara: "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando" (Jo 15.14).
Afinal, o que Jesus mandou fazer?
ELE mandou amar: "...Amar a Deus sobre todas as coisas... Amar ao próximo como a si mesmo... "
ELE disse: "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei" (Jo 15.12).
Ser amigo, é ser "aquele que ama", essa é inclusive uma das definições de amigo.
E quem ama "... é sofredor, é benigno, não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça  mas folga com a verdade, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o amor nunca falha..." (I Co 13.4-7).
Quando temos amor, a amizade é sincera, e entenda-se a etimologia de sincero. No teatro antigo, os atores utilizavam-se de mascaras de cera para as apresentações e quando retiravam a mascara, apareciam quem realmente eram. Assim sendo, sincero, quer dizer sem cera, ou mais precisamente, sem mascara de cera. O verdadeiro amigo não usa mascara.
Portanto, façamos amigos, sejamos amigos. Amigos sinceros, amigos não da conveniência, mas amigos dos bons momentos e dos maus momentos. Em Cristo vivamos na koinonia (comunhão) da verdadeira amizade.









____________________
Imagem do Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog