segunda-feira, 20 de junho de 2011

A TENTAÇÃO

Resultado de imagem para tentação

Tentação
[Do lat. tentatione.]
Substantivo feminino.

1.
Ato ou efeito de tentar. [Sin.: tentativa e (p. us.) tentamento.]
2.
Disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis.
3.
Efeito de tentar-se; desejo veemente
(Dic. Aurélio)

Do grego, uma palavra para tentação é peirasmós, que tem entre os seus significados a incitação ao pecado. A palavra pecado, aparece em Gn 4.7 (A LXX traz harmatano), e nos traz  a recomendação de Deus a Caim a que o pecado jaz à porta e deve ser dominado por ele, e ele não deve deixar-se ser dominado (pelo pecado).
Vejamos que a desobediência deu-se no Éden, lá o tentador aproximou-se da mulher, e de forma astuta, fez com que a mulher preterisse a ordem Divina que fora dada a Adão e  não resistiu a tentação que lhe veio com a concupiscência da carne (era boa para se comer), concupiscência dos olhos (era agradável aos olhos) e a soberba da vida (árvore desejável para dar entendimento) [Cf Gn 3.1-6; I Jo 2.16] , terminou por ceder ao tentador e também Adão fez o mesmo.
Vemos em seguida o processo da tentação novamente no episódio de Caim contra Abel. O pecado insistindo à porta do coração (mente) de Caim, e este deveria dominar a concupiscência e a soberba, mas o pecado o dominou.
A origem do pecado está em Lúcifer. Mesmo que hoje pessoas céticas no mundo inteiro prefiram acreditar na falácia da evolução, na negação do pecado, ainda que pessoas de todas as ciências prefiram por não aceitar o pecado, ele existe. E existe com força total nos dias hodiernos. E ele está à porta, insistindo para dominar os seres humanos para fazer todos os males que seu poder é capaz de fazer.
O ser angelical caído era perfeito, mas achou-se iniquidade nele (Ez 28.15), entenda-se iniquidade como falta de equidade, falta de retidão (inteireza de caráter, lisura no procedimento). Equidade também é equilíbrio, e se entendermos a falta de equilíbrio como a falta de auto-controle, a falta de auto-domínio, entenderemos que o querubim ungido perdeu o controle, o domínio. Tendo desequilibrado o seu desejo-mor é desequilibrar tudo quanto o Criador fez. Assim sendo, o ser a angelical caído não se cansa no seu objetivo-mor, tentar. Com a tentação ele desequilibra a criação, como uma maneira estúpida de querer desfazer do Criador.
Ele se utiliza dos agentes do mal que tal qual ele foram desequilibrados. Com o desequilíbrio Lúcifer tentou outros seres, seduzi-os e eles perderam também o auto-domínio.
O anjo caído e seus aliados estão dia-após-dias lutando, com seus pecados mais suntuosos, com suas técnicas mais avançadas para levar homens e mulheres para a lama da tentação.
Vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula, luxuria são apenas algumas das tentações mais conhecidas, mais há muitas outras tentações das quais os anjos caídos utilizam-se para prender os seres humanos nos charcos de lodo do tentador.
O ceticismo sem dúvidas é outra grande tentação. O não crer leva o individuo as práticas mais profanas, porque aliás, não precisa se preocupar, afinal de contas, para ele não existe pecado, não existe Deus, não existe inferno.
O menosprezo ao semelhante é uma outra grande tentação.
A dissenção, a prostituição, a impureza, a lascívia (luxuria), a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas (Gl 5.19-21) são das mais utilizadas pelos anjos caídos, para nos fazer separar-nos de Deus.
É possível que tenha pessoas que estejam envolvidos na tentação e nisso tem prazer, mas não comungam com Deus, não tem acesso ao Céu, sua vida é vazia e por mais que amem a tentação estão mortos em delitos e pecados (Ef 2.1-3).
Deus é real e podemos ter acesso a Ele, mas o entregar-se a tentação nos afasta de Deus.
Mas JESUS é o grande libertador do domínio do pecado e do tentador e se nEle estivermos escondidos (Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo...) estaremos descansando a Sombra do Onipotente. (Sl 91.1).
Não nos sobrevirá tentação a cima do que podemos suportar, quando vier a tentação e o tentador, Deus nos dará o escape (I Co 10.13).


_________________
Imagem do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog