quarta-feira, 20 de julho de 2011

Stress, um mal antigo



Stress não é uma doença, é uma reação do organismo a uma ou mais sobrecargas. Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, Marginal parada, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

Sinais
  • Diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho.
  • Insatisfação, irritabilidade, explosividade, reclamações.
  • Indecisão, julgamentos errados, atrasados, precipitados, piora na organização, adiamento e atrasos de tarefas, perda de prazos.
  • Insônia, sono agitado, pesadelos.
  • Falhas de concentração e memória.
  • Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
  • Uso de finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar.
  • Cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer. Parece que o dia normal de trabalho não é mais suficiente para o que tem que ser feito.
  • Diminuição de entusiasmo e prazer pelas coisas, sensação de monotonia  (Fonte:http://www.mentalhelp.com/stress.htm)
Vivemos num mundo onde é difícil não nos estressarmos.
O mundo moderno é cheio de barulhos, com uma enxurrada de imagens que nos passa a vista em todas as direções. Se saímos na rua, vemos milhares de informações visíveis e audíveis em todas as direções.
Se em casa, resolvemos ligar a TV ou ir ao computer, são gritos, são perturbações (assaltos, enchentes, guerras, discórdias, intrigas, traições, misérias por todos os lados), não conseguimos está sem esses forçosos estímulos externos que desencadeiam a reação do nosso organismo por responder de forma que desgaste a nossa psyché.
Além desses barulhos estridente externo, temos também aqueles internos, causados pelos externos é verdade, mas só quem os ouve somos nós mesmos. À esses, temos que por vezes superam os físicos, e que atinge o nosso próprio físico, além de ter atingido de cheio nosso ser interior.
Quando menos percebemos, estamos enclausurados conosco mesmo, já quase em estado de depressão ou talvez já deprimido, de maneira que queremos apenas o silêncio, o esconderijo onde nada possa nos incomodar.
Certo é que, não nos disponibilizamos a nada e nem a ninguém, apenas queremos o silêncio.
Será que isso, o estresse, é algo apenas dos dias atuais, com todos os empreendimentos audíveis e visíveis do mundo moderno?
É possível encontrarmos alguém estressado, por fatores externos no mundo antigo?
Por que será que Jacó pediu para que todos os seus viandantes seguissem na frente, e ele sozinho ficou no vau de Jaboque?
Por que, afinal, Davi fugiu para Caverna de Adulão?
Por que Elias fugiu para a caverna?
Por que Jonas chegou a pedir a morte?
Por que o Salvador chegou a suar gotas de sangue?
O estresse como fator externo, provocador de desencadeamentos no organismo contrários a normalidade é sim um elemento conhecido nos tempos antigos (citamos apenas alguns), no entanto, se observarmos apenas para os supra-citados, verificaremos que, em relação àqueles que servem a Deus, todos buscaram em Deus, a resposta, o descanso, o alívio das pressões.
No vau de Jaboque, o Anjo do Senhor confirmou as Promessas a Jacó e o transformou em Israel.
Em Adulão Davi arregimentou os principais do seu exército.
Na caverna, Elias ouviu a Voz do Onipotente.
Na depressão Jonas entendeu o real significado da misericórdia de Deus.
No Getsêmani o Salvador Jesus fora confortado por um anjo de Deus e seguiu trinfante até a Cruz e venceu o pecado, a morte e o inferno.
Se o stress está vigorando em nossa vida, saibamos de certo que, se buscar ao Senhor Deus, crermos que ELE é Poderoso para nos dá descanso, conforto e força para vencermos as adversidades da vida, seremos trinfantes e venceremos, obteremos os alvos anelados, porque com Deus somos mais do que vencedores.




Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.
Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
Descansa no Senhor, e espera nele; (...) (Sl 37.2-7)








___________
Stress = O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Estresse)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog