sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Atento ao tempo e a Sorte


O sábio Salomão discorreu acerca do tempo afirmando que havia tempo para todos os propósitos debaixo do céu. O tempo que ele menciona é o tempo kairos[1] implicando num tempo exato, tempo fixo e definido, tempo certo, ao tempo de Deus para ser mais exato.
No entanto, é bom lembrarmos que a esse tempo não podemos ficar alheio a situação, como se tentássemos burlar esse tempo, ou fazer com que ele chegue, ou mesmo adiarmos, esse tempo já está pré-estabelecido.
No Livro do Pregador, Salomão vai nos trazer que o ...o tempo e a sorte pertencem a todos...[2], e já sabemos que não podemos controlar esse tempo, assim como a sorte que traz entre outros significado o de encontro (LXX), e que parece-nos dizer que o kairos e o encontro com ele, com o tempo, o encontro oportuno pertence a todos.
Nem por isso podemos barganhar com a sorte, usar de subterfúgios para alcançarmos o desejado, porque, como bem disse um dos nossos poetas da MPB[3]:

Não adianta um pé de coelho no bolso traseiro
Nem mesmo a tal ferradura suspensa atrás da porta
Ou um astral bem maior que o da noite passada,
Pois toda sorte tem quem acredita nela
Não é preciso dizer que dará recompensa
Não faça isso 
Há muitos que gostam de criticar
Esperam a sorte sentados sem sair do lugar
Mas toda sorte tem quem acredita nela

Não adianta ir a igreja rezar (orar) e fazer tudo errado
Você quer a frente das coisas olhando de lado
O céu que te cobre não cobra a luz da manhã
Desperte pra vida, acredite, a sorte é irmã


Não é através de amuletos que se consegue a sorte, mesmo porque, entendemos sorte como o encontro, a oportunidade que Deus dá a todos os seres de conseguir aquilo que deseja ou que fora preparado para o devido tempo (kairos) estabelecido.
Já disse certo filósofo que: “Há três coisas que passam e não voltam mais: A flecha lançada, a palavra dita, e a oportunidade perdida” (autor desconhecido).  Assim sendo temos que, a oportunidade, a sorte ou o encontro pré-estabelecido deve ser aproveitado, jamais deve-se perder a oportunidade, seguindo sempre na direção do alvo, orando e buscando a equidade, olhando firmemente na direção correta, porque só assim, o tempo é percebível quando chegar e o encontro (sorte), a oportunidade é bem aproveitada. Só assim a oportunidade, o encontro, acontecerá para aqueles que confiam, que acreditam, que tem fé.











[1]A Septuaginta (AT em grego) nos traz kairos.
[2]Eclesiastes 9.11
[3] Sorte tem quem acredita nela – música de Fernando Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog