domingo, 18 de setembro de 2011

O que é Teologia?



Num mundo onde tudo é teologizado a pergunta é:
Afinal, o que é teologia?
Vivemos atualmente num momento em que todos são teólogos,
Todos têm os seus pontos de vista teológicos,
E todos acham que estão com a mais absoluta razão.
Podemos definir teologia como a ciência que estuda os atributos de Deus e Seu relacionamento com os seres humanos, bem como com sua criação em geral.
O propósito da teologia é fazer entender as ações da divindade em relação aos seres humanos, Seu propósito em direção aos homens (também mulheres é claro), na esfera temporal e também na esfera do porvir (eternal).
Aos que dizem que a Divindade criou o tudo e abandonou o tudo ao acaso, ainda não compreendeu o real papel da teologia, pois que essa mostra que a Divindade criou tudo, preserva e sustenta o que criou com atenção, com detalhismo, com soberania.
Aos que pensam em ser teólogos desconhecendo Deus, terminam por criar hecatombes teológicos capazes de destruir ao invés de construir.
A teologia surge para fazer conhecer melhor o Divino, ainda que saibamos que é impossível estudar Deus, mas naquilo que deixou-nos Escrito, precisamos dela para compreendermos melhor Suas Escrituras, afim de que possamos nos aproximar mais da Sua Vontade.
Ainda que todos se autodenominem conhecedor da teologia, é necessário, contudo, sistematização dessa ciência para que se possa compreender melhor e não sofrer o dano e nem fazer outros sofrerem, do inverossímil ensinamento, que contradiz, que lesa, que legaliza, mas que não transforma, que não salva, que não liberta, que não produz a paz e o amor.
A veraz ortodoxia teológica faz o homem aproximar-se de Deus a partir do Único Caminho – Jesus.
A veraz ortodoxia teológica nos trás as Santas Escrituras como única regra de fé e pratica, inspirada e revelada por Deus através do Espírito Santo.
A teologia é indubitavelmente um instrumento de Deus para o fortalecimento da fé. E é claro, estamos nos referenciando a teologia ortodoxa cristã.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog