sexta-feira, 8 de maio de 2020

Consciência



Consciência - Psicologia - InfoEscola

Consciência
É um atributo da natureza humana. É a aptidão de instituir julgamentos morais de ações estabelecidas. É a razão que se tem das suas próprias razões em relação aos conjuntos dos conceitos, preceitos e pré-conceitos, com base na conscientia de onde veio nossa palavra. Dando o significado etimológico de “com conhecimento”.
Essa consciência consiste do conhecimento adquirido pela cosmovisão, aquela mundividência que é confeccionada na mente a partir do empírico, das visões de mundo que assistimos e calculamos a partir de cada momento histórico, filosófico, sociológico, antropológico, jurídico, político do mundo.
É o resultado “aritmético” que o ser humano consciente consegue perceber a partir do conjunto das ações ou das omissões, dos seus pares, em diversas épocas e em diversas situações. É o saldo positivo ou negativo que se tem de determinadas atitudes conscientes ou inconscientes que os seres humanos produzem e reproduzem, deixando o somatório de tudo o que foi feito ou desfeito e que determinará o resultado para o futuro.
Não há nada melhor do que ter uma consciência livre, sem pesos, sem inquietações, sem rancores, sem aversão, sem comprometimento de causas espúrias, mas leveza mental, tranquilidade de consciência, com bagagem para entender exatamente o que a experiência humana ensina através dos espaços temporais.
Saber o que é a Verdade, e que a Verdade sempre está de mãos dadas com a Justiça e com a Misericórdia. Entender que a Consciência Humana é um dos atributos comunicáveis do Criador, e que está nos seres humanos para saber identificar o falso do verdadeiro. O correto do incorreto. O puro do impuro. O Sagrado do Profano.



Misael Gomes

__________________
Imagem do Google

2 comentários:

  1. Bíblia
    O que é a consciência segundo a Bíblia?
    De acordo com a Bíblia, a consciência é aquilo que nos ajuda a distinguir entre o certo e o errado. Todas as pessoas têm uma consciência mas essa consciência pode ser distorcida pelo pecado. A consciência precisa ser guiada por Deus.

    Cada pessoa divide as coisas em bom ou ruim, certo ou errado. A consciência ensina a viver de acordo com o que é bom e certo, evitando o que é ruim e errado. Quando alguém faz o que é certo, fica tranquilo, mas quando faz algo errado, a consciência o deixa inquieto, ansioso.barbosarepresentacoes1992@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Consciência é um atributo que Poucos tem e mesmo tendo, poucos a usam com consciência, consciência está na essência.

    ResponderExcluir

Translate

Arquivo do blog