segunda-feira, 30 de maio de 2011

A IGREJA BRASILEIRA É DAS MAIS NOVAS NO MUNDO, MAS TEM GRANDES RESPONSABILIDADES



A Igreja Protestante brasileira é das mais novas no mundo, visto que ainda com a Reforma Protestante, estávamos em fase de descobrimento das Américas e do Brasil. Assim sendo, enquanto as Igrejas Reformadas proclamavam o Evangelho no Velho Continente, aqui estávamos em fase de povoamento dos europeus em terras Americanas.
Sem duvidas alguma, tivemos um processo de Evangelização Protestante no Brasil, talvez diferenciado, dado a questão da Contra Reforma e do interesse de Roma nos países em descobrimento, por isso, aqui sofremos mais, pois que o contexto geral era exatamente romanizado aos interesses da santa sé. Daí a dificuldade e perseguição dos primeiros protestantes brasileiros e a resistência versus desejo dos missionários em difundir a fé ortodoxa protestante.
Primeiro os Reformados – Presbiterianos, Congregacionais, Batistas... E eles fizeram um grande trabalho frente a Evangelização, através de Pregação da Palavra, de Seminários, de Escolas Seculares... e o Nome do Senhor fora glorificado. Depois vieram os Protestantes Pentecostais e o Evangelho “explodiu” de Norte a Sul e de Leste a Oeste desta nação, Brasil. Primeiro no Norte e depois centralizando-se na parte Sul-Sudeste do Brasil, onde houve sem duvidas, maior investimento teológico e secular entre os obreiros e crentes.
O Nordeste também fora beneficiado pela Propagação da Fé Protestante Pentecostal, e nós os Paraibanos, também fomos assistidos. 
Claro que despertados pelo Mestre Jesus, estamos convencidos de que temos muito a fazer nessas horas finais da Igreja aqui na terra. Tendo isso em mente, verificamos a necessidade de nos aprofundarmos mais e melhor no Conhecimento Bíblico-Teológico, e no acompanhamento do conhecimento Secular, visto hoje vivermos num mundo de desenvolvimento cientifico e tecnológico, e necessitarmos de uma cosmovisão geral, frente a tudo, para assim, podermos de alguma forma, adentrarmos em todos e quaisquer lugares e anunciarmos que JESUS CRISTO É REI E REINA, É SALVADOR E SALVA, E VIRÁ ARREBATAR A SUA IGREJA.
Nunca se teve tanta necessidade de investimento na área teológica e intelectual dos crentes como nos dias de hoje. Haja vista o mundo investir contra a Igreja através de seus ardis e hoje seus ardis estão ainda mais perigosos do que antes.
Nos dias hodiernos temos uma enxurrada de teólogos, muitos dos quais com suas linhas doutrinarias e precisamos urgente de apologistas e de polemistas para propagarem o Evangelho Ortodoxo do Senhor Jesus e de alguma forma desmascarar esses pseudo-teólogos e ensinar ao povo de Deus a como se defender dessas infecções teológicas. 
No âmbito secular temos o grito dos néscios na mídia, nas universidades, nas escolas, nas repartições e em toda parte, de que não há Deus. A teoria da evolução continua sendo propagada, e os ateus pregam em alto e bom som suas teses maléficas e cheias de preconceitos.
O mundo está cada vez mais mergulhado na gnose, e precisamos de crentes cheios do Espírito Santo e de conhecimento de Deus para de alguma forma arrancarmos alguns (o máximo que pudermos) desse emaranhado de confusão teológica e cientifica, e levarmos a todos ao Verdadeiro Conhecimento, ao Conhecimento da Verdade que Liberta – JESUS (Jo 8.31).
Portanto, a nós como Igreja de Cristo, cumpre-nos a urgente necessidade de estar aos pés do Salvador, e também de procurarmos a cada dia melhorar no âmbito devocional, espiritual, acadêmico para fazermos o caminho ao inverso, pois que, o Evangelho saiu do Velho Continente e chegou nas Américas, no Novo Continente, mas no Velho Continente com o passar dos anos houve uma preocupação com o academicismo e um relaxamento com o espiritual, sofreu uma anorexia de Deus, um fastio de buscar a Deus e por isso mesmo, necessitam de calor pentecostal para incendiar em suas almas, e novamente explodir com o Evangelho do Reino de Deus para que, juntos, possamos propagar as verdades eternas e colocar as portas do inferno ao chão, porque jamais poderão ficar como empecilho para o avanço do Evangelho de Cristo. E não só no Velho Continente, mas também em todas as partes do mundo, em todos os países, em todas as aldeias, em todas as vilas e vielas, temos, como Igreja de Jesus a responsabilidade de arautear o Evangelho do Rei, com poder e grande glória, e de anunciar Sua Vinda em breve.




2 comentários:

  1. Responsabilidade é o tema predominente. Foi de grande valia seu comentário, espero que não pare nesse. Falar sobre esta temática precisa de coragem, pois na leitura observei que este não é o problema. A tarefa é nossa, porém quando vc aborda "cumpre-nos a urgente necessidade de estar aos pés do Salvador, e também de procurarmos a cada dia melhorar no âmbito devocional, espiritual, acadêmico", friso como a problemática maior, a busca na atualidade, não generalizando, é estar aos pés de suas proprias vontades, o devocional é uma liturgia criado além bíblia, o espiritual inverteram não é o SENHOR que domina e sim os próprios desejos, e o academicismo está deixando a graça e ficando apenas o conhecimento. Amigo estou aguardando um comentário sobre " a vergonha da liderança na atualidade". Que o Senhor continue te ajudando.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu pude perceber a realmente uma carência na parte da evangelização mundial, não só por falta de pessoas, mas também pela falta de pessoas capacitadas e cheias do Espírito Santo na sua vida. Se as pessoas investissem mais, em sí mesmas se procurassem achegar-se mais a Deus, tivessem em sí mais temor e amor,e claro, se os líderes incentivassem investissem e preparassem mais as ovelhas o trabalho de evangelização melhoraria muito. A questão apologética, lamentavelmente não a disponibilização de nenhum curso ou preparo apologético para os crentes aqui na nossa região (pelo menos não conheço nenhum), o que eu vejo é que o preparo espiritual, teológico, apologético e evangelistico deveria partir inicialmente de nossas lideranças, para assim melhorar a obra do Senhor e arrancar do mundo do gnosticismo e do ateísmo o maior numero de gente possível para o Senhor Jesus. Que o Senhor possa abençoar sua igreja abundantemente.

    ResponderExcluir

Translate

Arquivo do blog