sf (lat tristitia) 1 Estado ou qualidade de triste. 2 Falta de alegria; melancolia. 3 Abatimento, consternação. 4 Aspecto de quem revela aflição; mágoa. 5 O mesmo que mal-triste.(Michaelis).
O pregador (Salomão) deixou-nos escrito que "É melhor a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração".
É preciso aprendermos e apreendermos muito dos momentos de tristeza, sermos analíticos em relação as causas e consequências, sabendo que, cada momento, cada ação, estará nos instruindo, preparando o nosso coração para sermos mais coerentes, mais sólidos, mais capazes de enfrentarmos o dia a dia da vida humana.
Lembrando que fatores externos são os que mais geram tristeza. As adversidades externas nos oprime, nos arranca a alegria do rosto.
Precisamos aproveitar ao máximo cada experiência de tristeza, porque, "O choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã".
E no mais, se quisermos a alegria na tristeza, precisamos da ação do Espírito Santo em nós, porque "O fruto do Espírito é ...alegria...".
Se regarmos nossa vida com uma "noite" (entenda-se noite, como momentos de oração)de devoção a Deus, a tristeza durara apenas um momento, e ainda nesse momento poderemos regozijar-nos de alegria, porque o Deus da Paz (Paz quer dizer também inteireza, completude) nos fará triunfar, porque "...A alegria do Senhor é a nossa força...".
A tristeza apenas nos servirá de momentos de reflexão, de aprendizado, mas o Sol da Justiça raiará e transformará os momentos adversos em momentos de jubilo.
Crêr é também cantar na tristeza. E cantar na tristeza é receber fortaleza de Deus para vencer toda tristeza.
tenho aprendido muito nos momentos de tristeza,de muita angustia.mais e como o senhor falou uma vez,doe machuca,mais e gratificante. e doe muito,e ainda tem doido,mais e muito gratificante.amem
ResponderExcluir