quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Deus têm o controle, mas prova ao máximo quem é dEle


Resultado de imagem para deus nos prova
Há uma discussão teológica entre o Provar e o Tentar.
Alguns textos bíblicos vão nos trazer que Deus "tentou" alguém para saber o que estava no coração do homem.
Vejamos no caso de Abraão, a Revista Corrigida traduz Gn 22.1 por: "..tentou Deus a Abraão"... e segue afirmando, depois de tudo: "...agora sei que temes a Deus..".
Em Deuteronômio 8.2 verificamos uma outra expressão, afirmando, na Revista Corrigida:"..tentou para saber o que estava no coração..." .
Se formos usar esses termos sem, contudo, aproximarmos de outras versões ou da língua original, seremos capazes de cair na tentação de pensarmos que Deus não sabe de antemão o que vai acontecer.
Ora, seria uma contradição bíblica, se Deus tentasse. Tiago afirma categoricamente (Tg): "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta."  
Há uma discordância bíblica?
Em hipótese alguma.
O caráter da Provação é diferente da Tentação.
A tentação tem a finalidade de levar alguém a queda.
A provação tem como finalidade aperfeiçoar aquele que é provado.
Nos casos supracitados, temos que Deus provou a Abraão em relação ao seu filho Isaque. Provou para demonstrar, não a Deus, mas ao próprio Abraão, que sua fé era capaz de qualquer coisa em prol de Deus. Sua fé era capaz de crer que Deus levantaria Isaque das cinzas, porque foi Deus quem lhe disse que em Isaque seria cumprido os Propósitos de Deus. 
Abraão sabia que Deus não têm duas palavras. Deus é Soberano. Conhece o fim ainda antes que o início aconteça. Ele disse (Is 46.9-10):   "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim;  que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;" 
Não há surpresas em Deus.
Ele não prova para saber o que está dentro do coração humano. Ele já sabe.
Em Deuteronômio 8.2, está Escrito que ele humilhou, provou Israel para ver o que estava no coração. Essa é uma linguagem antropomórfica para entendermos o Incompreensível. Deus já sabia o que estava no coração do povo. Ele já havia predito a Abraão que seus descendentes seria escravisados em terra estranha por quatrocentos anos, mas que depois o libertaria.
O programa de Deus era ensinar a Israel a amar a Deus acima de todas as coisas.
E Ele o fez.
Deus não perde o controle da história, nem da História Universal, nem tão pouco da história individual de nenhum dos que servem a Ele.
Deus não prova para saber o que iremos fazer ou não. Isso é uma linguagem humana empregada para entendermos como está sendo procedida a ação Divina.
Deus prova para nos aperfeiçoar.
Nos prova para que saiamos como o ouro.
A pedra preciosa por vezes está cheia de escórias. O ourives faze-a passar pelo fogo, até que seja provado o ouro puro e saia toda a escória.
Deus têm prazer de provar-nos.
Ao Próprio Filho fê-lo passar pela prova.
Is 53.10 "Todavia, ao SENHOR agradou o moê-lo, fazendo-o enfermar..."
Paulo disse que fora atribulado (provado) além do que podia suportar "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos." (II Co 2.8).
Estamos no mundo, provados no mundo. Tentados pela o adversário e pela nossa natureza carnal. Provados por Deus ao máximo, porque Ele está com o Seu Olhar fito em nós e nos dará vitórias. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog