terça-feira, 30 de agosto de 2011

A crise na Liderança Cristã


Líder é aquele que guia, por isso liderar implica em dirigir outros num determinado caminho para determinado propósito.
Assim, liderar em Cristo é conduzir outros a Cristo.
Liderar é também treinar e treinar com o exemplo.
Liderar não é simplesmente ser chefe, mandar, comandar, exigir, dar ordens, ser o "mais" e ter outros como o "menos".
Liderar é conquistar com o exemplo.
Liderar é inspirar confiança. Jamais deixar no "ar" interrogações, antes responder as perguntas.
A Liderança Cristã implica na condução, na orientação que o líder empreende em levar outrem para seguir a Cristo. E isso ele fará como paradigma de sua própria conduta, de sua própria vida. O apóstolo Paulo disse: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" (I Co 11.1). Ou seja, o meu exemplo para vocês seguirem é o exemplo que eu sigo de Cristo. Se vocês me imitarem, estarão imitando a Cristo.
Afinal, como era a liderança de Jesus?
O exemplo-mor de liderança cristã deve ser Cristo.
Cristo como líder abaixou-se, e no cenáculo, na última ceia, deu-nos um exemplo a seguir: Tomou uma toalha   e com uma bacia de água lavou os pés dos discípulos. Lembrando que esse era o trabalho feito pelo menor serviçal de uma casa. Os viajantes quando chegavam de viajem, os donos de casa ofereciam água para lavar os pés devido a poeira do caminho nos pés, assim, os servos, os menores servos da casa deveriam lavar os pés dos viandantes. Cristo e os discípulos ao chegarem em Jerusalém, não tendo o menor dos serviçais, Ele mesmo serviu como servo, rebaixou-se, e abaixou-se como servo, como o menor dos servos e lavou os pés dos discípulos (cf Jo 13).
Na liderança cristã dos dias hodiernos vemos as coisas gigantescamente diferentes (com pouquíssimas exceções). Os líderes acham que são os maiores, os melhores, e que devem ser servidos. Pessoas devem se "abaixar e lavar os seus pés". Se acham verdadeiros representantes de Deus na terra, mas não seguem o exemplo maior de simplicidade, de humildade a que Cristo deu-nos o exemplo.
Vejamos que o Rei dos reis Jesus, veio ao mundo como servo. Se tivesse de seguir o exemplo dos reis, de Herodes, de Pilatos, de Cesar (como o imperador principal dos reis) deveria viver nos palácios, com roupas suntuosas, com escravos aos seus pés, com carruagens de cavalos e cavaleiros, mas não foi esse o exemplo de Cristo.
Ele veio servindo, seu transporte quando precisou foi um simples filho de jumenta, um jumentinho.
Viveu com o povão, como um dos do povo, sem orgulho, sem prepotência, sem querer ser mais que um servo.
O interesse de sua vida? Foi dar a sua própria vida pela vida dos que queria que fossem salvos.
Cristo como líder, entendeu as fraquezas dos liderados.
Cristo como líder, deu novas oportunidades.
Cristo como líder, não quis riquezas,
Não se importou com palácios.
Cristo como líder amou os seus discípulos e os amou até o fim (Jo 13.1).
A liderança cristã atual (com exceções) são os verdadeiros dominadores,
E Pedro já nos advertira: “...nem como dominadores...” (I Pe 5.3). Os que lideram o povo de Deus devem liderar não como dominadores.
Ao invés de servos, senhores do rebanho.
A liderança cristã está preterindo o ministério pelas posições elevadas da sociedade,
Em busca do “poder” de status, buscam a gnose secular,
Querem a proclamação dos seus nomes, não do Nome de Cristo.
Precisamos urgentemente despertarmos para seguir o exemplo de Cristo na liderança cristã,
Porque senão, seremos reprovados por Cristo.

Um comentário:

  1. A paz pastor Misael Gomes.
    Estou escrevendo pela terceira vez, espero que consiga enviar. Cada vez que escrevo todo conteudo é novo, pois, este tema é de muita valia e causa alegria e tristeza para muitos. A liderança contemporânea está um caos, vivemos em uma era que o ventre é mais importante e o nepotismo está em evidência. Imaginemos Jesus se reunindo com os ministros nesta época, qual seria sua preleção? Me arrisco em responder: "DEVOLVAM A MINHA IGREJA". Muitos estão exercendo o santo ministério como estivessem em um casa de jogos utilizando suas trapaças para atingir seus objetivos. Lembre-se que os que usam de engano não prevaleceram. Qual exemplos de liderança temos hoje? 1º Virar o rosto quando ver um ovelha do seu aprisco tornando-a insignificante (Jesus disse: dou minha vida pelas minhas ovelhas); 2º Apoiar os adulteros, negligências vidas que estão na fé que forma vitimas de alagamentos, doenças, desempregos e outros, para não pesar(finanças) a igreja; tirar o pão de uma pai de familia por não aceitar uma idéia humana, em fim, existe muitos outros exemplos. Deus te escolheu antes da fundação do mundo e te predestinou para ser diferente - "Líder cheio do Espírito".

    ResponderExcluir

Translate

Arquivo do blog