terça-feira, 9 de agosto de 2011

I Have a Dream - Eu tenho um sonho



Sonhar é preciso,
A vida humana precisa de sonhos,
Todos os grandes personagens que já passaram por esta vida tiveram sonhos.
O sonho é parte da vida real.
Em 1963, no seu grande discurso em Washington, Martin Luther King, Jr, expondo a respeito das divergências existentes entre os seus concidadãos americanos, mais precisamente em relação a segregação racial, em busca da igualdade pelos direitos civis, ele disse por várias vezes: I have a dream... (Eu tenho um sonho...).
Era um sonho de dias melhores entre os concidadãos,
Um sonho de vida igual entre brancos e negros.
Ele lutou por esse sonho,
Ele sofreu por esse sonho,
Ele morreu por esse sonho.
Verdade é que o Pr. King viu ainda em vida muito dos seus sonhos em andamento de realização, e, se hoje estivesse vivo, veria com prazer um negro no poder da maior potência mundial.
É importante sonharmos.
Já dizia certo sonhador: "É melhor sonhar a vida do que vivê-la, ainda que vivê-la seja ainda sonha-la" (Marcel Proust - Escritor Francês - 1871- 1922).
Outro sonhador expressou-se: "Sonho, logo existo" (Mário da Silva Brito).
Um sonhador da MPB nos deixou que: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, sonho que se sonha junto é realidade" (Raul Seixas).
É imprescindível sonhar.
O ser humano precisa de sonhos.
Quem não sonha não vive.
No entanto é preciso que entendamos que para a concretização dos sonhos não podemos ficar sentados, acomodados, esperando o sonho acontecer. Porque o sonho só se realiza quando lutamos, quando insistimos, quando planejamos, quando calculamos bem.
Os sonhos são projetos,
Os sonhos são alvos,
Os sonhos são desejos, anseios.
O sonho é a maquete da realidade.
Precisamos sonhar em sintonia com os sonhos de Deus (entenda-se aqui sonho como projeto de Deus).
Os alvos do Céu serão realizados.
Os objetivos de Deus sempre prevalecerão.
Porém é preciso que entendamos isso: Os sonhos de Deus serão sempre acima dos meus sonhos, assim sendo, preciso sintonizar os meus sonhos com os sonhos de Deus.
É preciso também estarmos atento para as oportunidades que a Providência nos dá utilizando de meios, de pessoas para a realização dos nossos sonhos.
Se quisermos sonhar uma utopia, jamais veremos a concretização desses sonhos.
Muitos já viveram utopicamente numa quimera jamais realizável,
E por isso viveram o surrealismo da vida,
Mas todos aqueles que queiram viver sonhando (projetando) que projete dentro dos sonhos (projetos) de Deus. Porque os projetos de Deus não podem ser frustrados (Jó 42.2).
Precisamos sonhar.
Precisamos ter sonhos.
I have a dream too.




2 comentários:

  1. I Have a Dream - Eu tenho um sonho!
    Vou ler para Beto amanhã... Muito profundo, lindoo...

    ResponderExcluir
  2. Até desengavetei sonhos pra juntar aos tantos outros que tenho. Excelente texto.

    ResponderExcluir

Translate

Arquivo do blog