sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Povo Brasileiro

O povo brasileiro é na verdade um povo complexo desde o seu nascedouro, isto porque ao descrever o povo brasileiro precisamos buscar sua origem, que não está apenas nos índios (os primeiros habitantes), nem nos portugueses (os colonos) e nem nos negros (os africanos trazidos como escravos da África), mas sim, no conjunto, no somatório desses povos.
O que impressiona ao olharmos pelo "retrovisor" do tempo, é que o povo brasileiro, desde sempre, busca sua identidade. O que somos de fato?
Os índios, com a chegada dos portugueses, ao tentarem se relacionar, entregaram suas filhas, suas terras, sua vida. Deixaram de viver o nativo para viver o novo, com suas ínfimas novidades, preferindo seus espelhos, suas facas... e entregando seus trópicos, seus costumes, sua liberdade.
Os negros, aqui chegando, foram obrigados a abraçar um "modus vivend" diferente do seu, pela sobrevivência precisaram se "brasileirar", absorvendo assim, uma nova conduta, uma "nova vida".
Desse conjunto de povos surge o nosso povo, que a princípio não é português (mas com influência portuguesa), não é índio (mas com influência indígena) e nem é negro (com influências africanas). 
Dessa forma não são ninguém, nem português, nem índio, nem negro. O que são na verdade? O que somos? Somos o Brasil, somos o povo brasileiro. E como desde "o ontem", continuamos vivendo para o outro, sem vivermos para nós mesmos.
Assim como nos dias de seu nascimento, onde se deixou de viver sua própria vida ( não em absoluto é claro, tendo em vista que a diversidade de nossa cultura, nos dá ou deixou traços fortes dos nossos primatas), mas tomou formas plurais de diversas outras culturas, da mesma forma continuamos hoje, tomando formas dos outros, se deixando levar pelos usos e costumes de outros, deixando de existir para viver o outro: Por quê se ouve tanto música em inglês e se canta, quando a maioria não entende nada? Por quê se assiste tanto cinema americano e se valoriza, quando temos bons e mestres-atores? Por quê vivemos o outro, se bem podemos viver nós mesmos? Por quê se valoriza tanto os de fora, quando aqui dentro e agora temos "matéria-prima" muitas vezes, e por vezes melhor.
O vício "dos nossos primeiros" se perpetua, vemos no "outro" o melhor e isso nos inferioriza, precisamos despertar e viver o nosso povo brasileiro.
Portanto, como somos, entre os povos, um povo diverso, complexo, multi-cultural, sejamos nós mesmos, o povo forte e capaz, sejamos simplesmente o povo brasileiro.





____________
PS: Esse texto fora um comentário feito partindo da afirmativa de Darcy Ribeiro, em seu livor: O Povo Brasileiro: "Ao contrário do que ocorre nas sociedades autônomas, aqui o povo não existe para si e sim para os outros", para uma prova de História Sociológica e Política do Brasil.
É claro que estamos evoluindo, estamos mais nacionalistas, apesar de que brasileiros ainda preferem deixar de visitar o Brasil, que diga-se de passagem é um país continente e que é um paraíso, onde não existe guerras e nem atentados e as pessoas, apesar das diferenças ainda podem sentar-se um ao lado do outro, seja branco ou negro, índio ou mulato, caboclo, mameluco, seja lá qual for sua etnia e cor, para visitar outros paises que são considerados primeiros mundos, mas que são preconceituosos e que não tem o mesmo calor humano em que existe no Brasil.
Aqui, onde temos uma nação de mais de 190 milhões de brasileiros, que fala a mesma língua e que estão ao redor da mesma bandeira, uma nação que luta, que cresce e que floresce como uma potencia mundial para as próximas décadas, devemos ter prazer de sermos brasileiros e de estarmos avançando cada dia e cada vez mais.
No entanto, o mais importante é sabermos que temos uma cidadania celestial e que pertencemos a um Reino que não é desse mundo, mas um Reino Eterno, o Reino de Deus. E que somos o "...seu povo", o povo de Deus.


João Pessoa - Brasil
Rio de Janeiro - Brasil


João Pessoa - Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Arquivo do blog